A folha de cálculo no trabalho docente turma 18.2

Apresentação

As ferramentas digitais de produtividade são instrumentos habitualmente utilizados e fundamentais para a atividade do docente. Seja em trabalho individual ou colaborativo, como registo de observações em contexto letivo, ou como instrumento de avaliação formativa ou sumativa, a folha de cálculo é transversal aos vários planos de trabalho do docente, independentemente dos cargos desempenhados. A falta de conhecimento que existe sobre este tipo de aplicações traduz-se num desaproveitamento de alguns recursos úteis para os docentes, o que não permite rentabilizar o tempo de trabalho individual do docente. Com as aplicações de folha de cálculo em linha (disponíveis na Internet) o trabalho colaborativo é facilmente proporcionado.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..

Objetivos

Dotar o docente das competências necessárias para utilizar a aplicação de folha de cálculo com autonomia no trabalho individual ou colaborativo, e em contexto letivo: - Conhecer e utilizar as funcionalidades básicas das aplicações de folha de cálculo instaladas localmente e dos serviços disponíveis remotamente; - Rentabilizar as tarefas do trabalho individual ou colaborativo e em contexto letivo com a folha de cálculo; - Conhecer as funcionalidades de retorno (feedback) dos questionários online, tornando-os numa ferramenta pedagógica mais inclusiva; - Adotar uma prática ecológica, sem papel, convergente com o processo de Transição Digital da Escola; - Criar e configurar documentos de suporte ao trabalho docente, convergentes com o projeto MAIA.

Conteúdos

O curso de formação, num total de 25 horas, que serão distribuídas pelos conteúdos, como se ilustra a seguir: Organização e planeamento da ação (1 hora) Avaliação de necessidades e interesses; Debate dos objetivos da ação; Organização do trabalho a desenvolver; Documentação e materiais de apoio. Introdução às funcionalidades da folha de cálculo (3 horas) Criação, edição, formatação, partilha, publicação, transferência e exportação de um documento; Utilização e edição de fórmulas e funções (referência, consulta, concatenação, estatística); Partilha e o histórico de edição – boas práticas no trabalho colaborativo; Notificação de alterações, proteção, validação de dados, comentários e notas de um documento; Filtros automáticos na organização de dados; Criar e editar gráficos; Introdução aos formulários e aos questionários (3 + 4 horas) Criação e configuração de um formulário Configuração dos tipos de questões disponíveis Atribuição de cotação às questões Retorno para respostas (corretas e incorretas) Criação de folhas de cálculo de trabalho docente (3 + 4 + 3) Grelha de registo de observações, com caixas de verificação e listas pendentes Formulário para registo de observações Grelha de avaliação sumativa - aplicação de critérios de avaliação Pauta colaborativa Formulário de autoavaliação A folha de cálculo em contexto letivo (3) A folha de cálculo como registo de observação Utilização da folha de cálculo e de formulário em computador pessoal Utilização da folha de cálculo e de formulário em telemóvel ou tablet Avaliação (1 hora) Análise crítica das vantagens e limitações da utilização da folha de cálculo. Preenchimento de documentação de balanço

Metodologias

As atividades a realizar no curso decorrem em sessões presenciais, teórico/práticas, num total de 25h. As sessões deverão ser de caráter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos e de reflexão crítica que precederão as tarefas/atividades a desenvolver. Sugere-se a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Salienta-se que as atividades integradoras devem ser desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos participantes. Na abordagem às especificidades da aplicação, o formador deverá propor a elaboração de recursos, documentos e materiais, com sentido no contexto profissional dos formandos. Nas sessões de introdução a instrumentos e ferramentas, o formador deverá recorrer à projeção para exemplificar e/ou demonstrar, sendo aconselhável a utilização de apresentações eletrónicas na abordagem de conteúdos mais teóricos.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Trabalhos práticos e reflexões efectuadas, a partir das e nas sessões presenciais de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente.

Bibliografia

CRIE/DGIDC/ME. (2007). Quadro de referência da formação contínua de professores na área das TIC - 2007. Lisboa. Universidade de Aveiro, (2018), Lucas, Margarida & Moreira, António, DigCompEdu - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Silveira, A., Abreu, J. C., Coelho, L. A. - Sustentabilidade tecnológica: o papel das tecnologias digitais na promoção do desenvolvimento sustentável. Braga: Pensamento Sábio - Associação para o conhecimento e inovação e Escola de Direito da Universidade do Minho, 2020. ISBN: 978-989-54587-5-2. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/66584/3/Sustentabilidade%20Tecnologica_Edicao %20Comemorativa%20MDUE.pdf Google Sheets training and help, disponível online em https://support.google.com/a/users/answer/9282959? visit_id=637762426502995959-1827432264 Get started with Google Sheets, disponível online em https://edu.google.com/teacher-center/products/sheets/

Formador

Hugo Miguel Venâncio Evaristo Filipe

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-01-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 21-01-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 25-01-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
4 01-02-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 08-02-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
6 01-03-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
7 11-03-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
8 11-03-2023 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 21-01-2023
Fim: 11-03-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-114254/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas do Paião