O Trabalho filosófico: partilha de práticas turma 1

Apresentação

A quarta edição do ciclo temático O trabalho filosófico: partilha de práticas, promovido pela APF, volta a assumir como finalidade central poder constituir-se como uma oportunidade de formação promotora da divulgação de práticas letivas inovadoras, centradas nos alunos, capazes de promover aprendizagens significativas e muitas das áreas de competências previstas no PASEO. Nessa medida, pretende-se proporcionar o acesso a propostas de didatização no âmbito do último módulo das Aprendizagens Essenciais de Filosofia dos 10.º e 11.º anos de escolaridade, construídas por autores de manuais escolares da disciplina. Deste modo, o presente ciclo contribuirá ativamente para a diversificação das possibilidades de desenvolvimento de temas/problemas mediante a análise e discussão de novos dispositivos didáticos. As sessões terão por isso não só um pendor teórico decorrente do enquadramento concetual do tema/problema a explorar, como uma vertente teórico-prática, dado a discussão das várias propostas contemplar a contextualização e análise das respetivas condições de implementação e instrumentos de avaliação a utilizar, com o objetivo de facilitar a seleção das áreas de competências do Perfil dos Alunos e respetivos descritores operativos.

Destinatários

Professores do Grupo 410

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

● Explorar os princípios pedagógicos e metodológicos da autonomia e flexibilidade curricular e o papel da Filosofia no currículo do ensino secundário face ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. ● Promover a divulgação de dispositivos didáticos destinados a diversificar as alternativas de exploração dos Temas/Problemas das AE de Filosofia. ● Fomentar o trabalho colaborativo entre diferentes parceiros do ato educativo através da partilha de experiências e discussão de recursos didáticos facilitadores duma abordagem crítica e informada das realidades locais, nacionais e internacionais. ● Promover a discussão entre pares dos fundamentos didático-pedagógicos e do alcance formativo dos dispositivos apresentados.

Conteúdos

Temas/problemas do mundo contemporâneo (10º) Temas/problemas da cultura científico-tecnológica, de arte e de religião (11º)

Formador

Mário Sérgio Azenha Lagoa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-11-2022 (Segunda-feira) 21:00 - 22:30 1:30 Online síncrona
2 14-11-2022 (Segunda-feira) 21:00 - 22:30 1:30 Online síncrona
3 21-11-2022 (Segunda-feira) 21:00 - 22:30 1:30 Online síncrona
4 28-11-2022 (Segunda-feira) 21:00 - 22:30 1:30 Online síncrona
Início: 07-11-2022
Fim: 28-11-2022
Acreditação: CFAEBM-162223
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: online