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O que é uma sociedade justa? A perspetiva de Rawls turma 1

Apresentação

A questão da justiça social, centrada na discussão da proposta de John Rawls, é um dos mais relevantes tópicos filosóficos incluídos nas Aprendizagens Essências do 10º ano de Filosofia, além de se tratar de um problema de inegável atualidade social. Trata-se de uma questão filosófica cuja lecionação é relativamente recente e que muitos docentes da disciplina de Filosofia sentem não estar ainda suficientemente solidificada, seja em termos didáticos como científicos. Esta ação visa, por isso, responder às reais necessidades de muitos professores da disciplina de Filosofia.

Destinatários

Professores do Grupo 410

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.

Objetivos

O objetivo principal é proporcionar aos formandos a oportunidade de atualizarem e aprofundarem os conhecimentos teórico-práticos na área da filosofia política, de modo a desenvolverem as competências científicas relacionadas com a lecionação do problema filosófico em causa, permitindo-lhes também construir recursos didáticos com qualidade e adequados à renovação do processo pedagógico. Nesse sentido, espera-se que os formandos venham: - Compreender melhor o problema da justiça social e o conceito de justiça em causa; - Contextualizar histórica e filosoficamente a teoria da justiça de Rawls. - Analisar o método contratualista proposto por Rawls para encontrar os princípios da justiça; - Conhecer os textos de referência, nomeadamente as passagens relevantes da obra de referência de Rawls, em particular acerca dos princípios da justiça; - Conhecer as principais críticas à teoria de Rawls, em especial as libertárias e comunitaristas; - Iniciar a elaboração de materiais didáticos originais para usar nas aulas com os alunos.

Conteúdos

1. Contextualizar histórica e filosoficamente o problema da justiça redistributiva e a noção básica de justiça: utilitarismo e intuicionismo 2. A abordagem contratualista de Rawls: a posição original e o véu de ignorância 3. Os pressupostos subjacentes à posição original 4. Os princípios da justiça e sua articulação 5. A justificação dos princípios: estratégia maximin e equilíbrio refletido 6. Críticas comunitaristas à teoria da justiça de Rawls 7. Críticas libertaristas à teoria da justiça de Rawls 8. Críticas igualitaristas à teoria da justiça de Rawls 9. O impacto da teoria da justiça de Rawls 10. Propostas de trabalho a desenvolver com os alunos.

Metodologias

As sessões síncronas terão um caráter misto: teórico-prático. A parte inicial será dedicada ao conhecimento das fontes textuais e ao esclarecimento dos conceitos centrais envolvidos. A parte seguinte será destinada ao debate orientado e ao esclarecimento de dúvidas. Cada sessão síncrona terminará com a apresentação de propostas de realização de tarefas práticas, a realizar nas sessões assíncronas. As tarefas das sessões assíncronas incidirão sobre os aspetos didáticos, com a concretização das propostas de planificação para lecionação dos temas contemplados nas Aprendizagens Essenciais.

Avaliação

A avaliação consistirá num trabalho final que incluirá uma proposta completa de lecionação de um dos subtemas (duas a três aulas), a qual deve incluir os recursos a utilizar, acompanhados de uma adequada justificação didática e filosófica e que será discutido na última sessão síncrona. A avaliação terá ainda em conta a qualidade dos contributos de cada formando nos debates presenciais e na realização das tarefas das sessões assíncronas. • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. • Trabalhos práticos e reflexões críticas efectuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente.

Bibliografia

- Kukathas, C e Pettit, P. (1990) Rawls: “Uma Teoria da Justiça” e seus Críticos. Lisboa: Gradiva, 2005. - Rawls, John (1993) O Liberalismo Político. Lisboa: Editorial Presença, 1996. - Rawls, John (1971) Uma Teoria da Justiça. Lisboa: Editorial Presença, 2001. - Rosas, João Cardoso (2011) Concepções da Justiça Lisboa: Edições 70.

Formador

Aires Nuno Rebelo Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-11-2022 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 05-11-2022 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
3 11-11-2022 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 12-11-2022 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
Início: 04-11-2022
Fim: 12-11-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-112080/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online