161

Congresso (Inter)relações - Para o desenvolvimento de uma escola do século XXI - Pessoal Não Docente turma 1

Apresentação

O Congresso (inter)Relações vai realizar-se presencialmente, no Grande Auditório do CAE - Figueira da Foz, nos dias 29 de abril (6.ª feira à tarde) e 30 de abril (sábado de manhã e de tarde), fazendo parte do Plano de Formação do CFAE Beira Mar (2021-23), aprovado em sessão da Comissão Pedagógica de 19 de março de 2021. Este Congresso conta com um conjunto de Oradores de referência, nacionais e internacionais, com o objetivo de dotar todos os participantes (pessoal docente e não docente) de ferramentas para que melhor possam ir edificando uma escola inclusiva e em transição digital, o que exige que sejam encontradas respostas que assegurem a todos os alunos a aquisição de competências para a plena integração social.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

• Capacitar os docentes para práticas que respondam às necessidades dos alunos; • Potenciar a eficácia do trabalho dos professores na promoção do sucesso escolar; • Proporcionar aos professores ferramentas e informação que lhes permitam reorganizar as suas metodologias de trabalho; • Refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional; • Refletir sobre as tecnologias, a sua integração nos contextos educativos e o seu impacto na prática; • Repensar o processo de ensino-aprendizagem em função dos Media Digitais; • Promover a atualização do conhecimento relativamente às neurociências, à inteligência artificial e aos computadores quânticos; • Facultar o acesso a sessões com conferencistas de mérito académico que permitam uma reflexão sobre as temáticas em discussão e uma transformação nos meios escolares; • Fomentar a participação numa perspetiva colaborativa; • Promover a cultura da monitorização dos processos.

Conteúdos

• Enquadramento concetual e legal Decreto-Lei nº 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Portaria 181/2019, Projeto MAIA e Plano de Capacitação Tecnológico; • Caminhos facilitadores de uma aprendizagem capaz de responder a todos os alunos em geral e a cada aluno em particular; • A importância do trabalho colaborativo e da supervisão nas escolas; • Avaliação de competências e conhecimentos: o que se pretende quando se avalia; • Tecnologias: que impacto nas aprendizagens; • Neuroeducação: o contributo da neurociência para a aprendizagem; • Inteligência artificial e computadores quânticos: que implicações.

Metodologias

• Exposição teórica; • Debate sobre os temas expostos em contexto; • Abertura de email para colocação de perguntas sobre os temas abordados (endereçadas a cada palestrante), com posterior resposta a todos os participantes.

Avaliação

• Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. • Apresentação de uma reflexão individual, incidindo sobre um tema do Congresso (inter)relações ou uma das temáticas abordadas nas diferentes conferências. • A reflexão crítica será avaliada de acordo com critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente. • A classificação obtida na reflexão individual terá que ser no mínimo de 5 valores, para que possa usufruir das horas; • A reflexão terá que ser redigida em formato digital com fonte Arial de tamanho 11, espaçamento 1,25 e todas as margens a 2,0 cm, constando de um documento com um máximo de 3 páginas incluindo a capa. • A avaliação da reflexão incidirá em: - Correção formal (apresentação adequada de acordo com as regras definidas) – 25%; - Conteúdo teórico [relatório crítico e reflexivo (50%) que preveja o impacto na prática do docente (25%) – 75%.

Modelo

Reflexão individual final.

Bibliografia

ACT Report Summary (2006). Reading Between the lines: What the ACT Reveals About Readiness in Reading. Iowa City. ACT. Casella, E. et al. (2011). As Bases Neurobiológicas da aprendizagem da leitura. In WOLTER, F. et al. (cord.) (2011). Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências. 35-69. Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular - Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto Editora. Sampaio, D. (2018). Do Telemóvel para o Mundo. Lisboa: Editorial Caminho. Vieira, F. (2017, abril). Supervisão e inovação: Caminhos de (trans)formação na escola. Conferência realizada no Congresso Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.

Observações

INSCRIÇÃO - 20 EUROS I.B.A.N - PT50 0035 0321 0003 0829630 92 MUITO IMPORTANTE - Após efetuar o pagamento deve enviar comprovativo (digitalizado ou fotografado), para: geral.cfaebm@esjcff.pt, indicando o nome completo do participante no congresso. Caso não seja o 1º titular da conta de onde fez a transferência, deve colocar o nome do 1º titular no corpo do email.

Formador

Fernanda Paula Fernandes dos Reis Pinheiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-04-2022 (Sexta-feira) 14:00 - 20:00 6:00 Presencial
2 30-04-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 30-04-2022 (Sábado) 14:00 - 19:00 5:00 Presencial
Início: 29-04-2022
Fim: 30-04-2022
Acreditação: DGAE/762/2022
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: CAE - Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz